LIVRETO | 1° DIA DA NOVENA DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
26.07.2025
Tema do dia: "Vocação: Dom da esperança para o mundo!"
_____________
CANTO INICIAL
Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao altar com os ministros, durante o canto.
Chegando ao altar e feita a devida reverência, beija-o em sinal de veneração e, se for oportuno, incensa-o a imagem de São João Maria Vianney. Em seguida, todos dirigem-se às cadeiras.
SAUDAÇÃO
Terminado o canto Inicial, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.
O sacerdote, diácono ou outro ministro devidamente preparado poderá, em breves palavras, introduzir os fiéis na missa do dia.
ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Pres.: Senhor nosso Deus, que concedestes ao presbítero São João Maria Vianney a graça de se doar totalmente ao serviço do Vosso povo, fazei que, a seu exemplo, também nós saibamos doar a nossa vida em Vossa Igreja, servindo com alegria, zelo e caridade. Que por sua intercessão, nossas famílias sejam fortalecidas, nossos sacerdotes renovados em seu ministério, e nosso coração se volte sempre mais para Vós. Por Cristo, Nosso Senhor.
℟.: Amém
JACULATÓRIAS
Cada uma repetir 3x
Pres.: São João Maria Vianney, rogai por nós!
Pres.: Cura d’Ars, exemplo de pastor, guiai nossos sacerdotes!
Pres.: Coração de Jesus, fazei-nos santos!
Pres.: Maria, Mãe dos sacerdotes, cuidai do clero!
ORAÇÃO DO 1°DIA
Pres.: Senhor nosso Deus, fonte de toda vocação, nós Vos louvamos pelo dom da esperança que faz arder o coração daqueles que escutam o Vosso chamado. Hoje, ao contemplarmos a vida de São João Maria Vianney, modelo de pastor fiel, queremos renovar nossa gratidão pelas vocações que sustentam a vida da Igreja. Despertai, Senhor, nos corações dos jovens o desejo sincero de Vos seguir no sacerdócio, na vida consagrada e no serviço ao Vosso povo. Que, como o Cura d’Ars, sejamos também nós sinais de esperança para o mundo, levando a todos a alegria do Evangelho. Dai-nos a graça de reconhecer nossa vocação pessoal e vivê-la com fidelidade, confiança e entrega. São João Maria Vianney, intercedei por nós e por todos aqueles que hoje dizem “sim” ao chamado de Deus.
℟.: Amém.
Ao acabar o Celebrante convida a canta-se o hino de São João Maria Vianney.
Ao acabar o Hino o Celebrante fala:
Pres: Rogai por nós, São João Maria Vianney,
℟.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Em seguida o Celebrante faz a oração abaixo.
ORAÇÃO
Pres.: Senhor Deus, que fizestes de São João Maria Vianney um pastor admirável, cheio de caridade e zelo pastoral, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que humildemente vos pedimos (fazer o pedido). Por Cristo nosso Senhor.
℟.: Amém.
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
Pres.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
℟.: Amém.
Pres.: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
℟.: Amém.
Pres.: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
ORAÇÃO FINAL
Pres.: Ó São João Maria Vianney, cura de Ars, amigo dos pobres e dos pecadores, intercedei por nós junto ao trono de Deus. Alcançai-nos um coração puro, humilde, perseverante na fé e zeloso pela salvação das almas. Ajudai nossos padres a serem fiéis servidores do altar, pastores dedicados e santos. Que, como vós, possamos buscar antes o Céu do que os bens da terra. São João Maria Vianney, rogai por nós e por todos os sacerdotes!
℟.: Amém.
Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo. E em seguida terminar e se prepara para a Santa missa.